Personagens históricos

        Sir Thomas Morus,

por vezes latinizado em Thomas Morus ou aportuguesado em Tomás Moro , nasceu em (Londres, 7 de Fevereiro de 1478Londres, 6 de Julho de 1535) foi homem de estado, diplomata, escritor, advogado e homem de leis, ocupou vários cargos públicos, e em especial, de 1529 a 1532, o cargo de "Lord Chancellor" (Chanceler do Reino - o primeiro leigo em vários séculos) de Henrique VIII da Inglaterra. É geralmente considerado como um dos grandes humanistas do Renascimento. Foi canonizado como santo da Igreja Católica em 9 de Maio de 1935 e sua festa litúrgica se dá em 22 de Junho. Escreveu seu principal livro A Utopia em 1516.
























A RAINHA MARIA I - "A rainha louca"

D. Maria I de Portugal (Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança, foi rainha de Portugal.
Ficou conhecida pelos cognomes de A Piedosa ou a A Pia, devido à sua extrema devoção religiosa - demonstrada, por exemplo, quando mandou construir a Basílica da Estrela em Lisboa - e finalmente, como Dona Maria, a Louca (assim chamada no Brasil), devido à doença mental manifestada com veemência nos últimos 24 anos de vida, depois da morte do seu filho primogênito, que ela havia se recusado a vacinar contra a varíola, por motivos religiosos.




DOM JOÃO DE PORTUGAL

D. João VI de Portugal (João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança) cognominado O Clemente, foi Rei de Portugal entre 1816 e a sua morte. Segundo dos filhos de D. Maria I de Portugal e de seu tio Pedro III, tornou-se herdeiro da coroa portuguesa como Príncipe do Brasil e 21º duque de Bragança após a morte do irmão mais velho, D. José, duque de Bragança, vitimado pela varíola.
Tinha 27 anos e até então merecera a educação e as atenções de um secundogênito. Foi, sucessivamente, Senhor do Infantado e duque de Beja, Príncipe do Brasil e duque de Bragança, Príncipe Regente de Portugal, Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Rei de Portugal e imperador titular do Brasil.


Ficheiro:Debret-djoãoVI-MHN.jpg


CARLOTA JOAQUINA DE BOURBON

Dona Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon e Bourbon, foi infanta de Espanha, princesa do Brasil e rainha de Portugal por seu casamento com D. João VI de Bragança. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa por ter conspirado contra o príncipe.

Ficheiro:Carlota Joaquina.jpg