segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Discurso do Método por Renê Descartes

Neste texto Renê Descartes fala que criamos o julgamento sem seguir a razão, podendo eliminar os defeitos de várias preceitos compostos pela lógica para obter a fonte do conhecimento seguro. 


A primeira delas é a verificação, ou seja, os seres humanos aceitam como verdade apenas aquilo que se conhece.
De acordo com a segunda etapa, a análise, deve-se dividir as dificuldades em tantas parcelas quantas forem necessárias para melhor resolvê-las. Já a síntese, a terceira etapa, ele diz que devemos começar pelos pensamentos mais simples e subir aos poucos aos pensamentos mais complexos.
Na quarta etapa, a enumeração, deve-se fazer uma lista bem completa para ter a certeza de nada omitir. 


Conclui-se então que o conhecimento científico é encontrado pela razão, ou seja, ele acredita que só existe o que pode ser provado. Mais ai vem a duvida da existência do próprio eu, então ele diz que pensar em duvidar da própria verdade é também existir. Daí a sua celebre frase: "Penso, logo existo". Tão seguros que as suposições dos sétimos eram incapaz de abalar.


A filosofia de Renê Descartes foi uma tentativa de colocar o saber humano sobre uma base racional modelada na geometria. Não apenas os sentidos enganam como também são independentes do pensamento.
Descartes revolucionou o pensamento científico e filosófico até então subordinado as autoridades da Igreja, a escolástica e líderes políticos ditos escolhidos por Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário